segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

As TIC e a Educação Especial

Eu como professora, espero que todos os alunos tenham a possibilidade de poderem ter acesso às novas tecnologias. Nós como instrutores também temos que evoluir e adaptarmos às novas tecnologias. Na minha sala tenho um quadro interactivo e gosto muito trabalhar no mesmo. Pois a aula torna-se mais dinâmica e motivadora.
Concordo com a opinião da colega Paula Louro. Na minha opinião foi uma excelente evolução e de enorme importância o aparecimento das TIC nas escolas. Tendo em conta que as crianças de hoje nasceram no Mundo das novas tecnológias. É importante que as escolas acompanhem este crescimento e preparem as crianças para esta nova realidade.
Como futura professora do Ensino Especial, penso que as TIC como tecnológias de apoio aos alunos com NEE, podem constituir um auxílio precioso permitindo desenvolver novas competências e capacidades.
É de referir que toda a comunidade escolar sairá beneficiada com a utilização das TIC.
Relativamente aos riscos na massificação das TIC para as pessoas com NEE poderá haver uma maior dificuldade em aceder às informações por falta de condições dos próprios sites. Este tipo de situações poderão provocar nos alunos com NEE sentimos de revolta, de injustiça e de desmotivação em usar/utilizar as TIC.

Mónica Félix

Sem comentários:

Enviar um comentário